Atividade de Estágio Supervisionado II
O presente texto é parte integrante de atividade final do componente de Estágio Supervisionado II do curso de Pedagogia da Universidade Salvador (Unifacs). A atividade consiste de:
Um blog que contenha minimamente uma videoaula de no mínimo 30 minutos e no máximo 50 minutos; um podcast, de no mínimo 5 minutos e no máximo 10 minutos; e dez perguntas/exercícios com respostas.
Projeto de Cinema e teatro na escola
O link da vídeo aula segue abaixo:
As 10 perguntas com as respostas seguem abaixo:
1) Qual a importância da imaginação para o desenvolvimento da criança?
Resposta: O elemento imagético é extremamente importante no desenvolvimento do pensamento e da linguagem da criança. Segundo autores como Vygotksy, a construção social e a formação do pensamento abstrato surgem em uma etapa importante da infância.
2) Qual a importância educacional do teatro no ensino fundamental?
Resposta: O representar na criança faz parte de fases já descritas por autores como Piaget e Vygotsky. Além de servir como importante mediador afetivo, emocional e intelectual da criança, o ato de representar, muito comum no jogo e na brincadeira de faz de conta, ajudam na socialização e preparam as crianças para situações do dia a dia.
3) Qual a base legal para o uso de atividades com teatro e cinema na escola?
Resposta: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) insere o uso da interpretação, jogo de faz de conta e teatro dentro da área de linguagens, tanto nos conteúdos referentes a arte quanto na educação física.
4) Quais as vantagens sociais para se trabalhar com teatro na escola?
Resposta: Segundo a BNCC, na página 41, a criança, através de vários tipos de linguagens e expressões corporais como a dança, o teatro, o jogo e a brincadeira de faz de conta, conseguem se expressar, se relacionar com o mundo e com as pessoas que a cercam, além de se comunicar. É através dessas atividades que o controle sobre o corpo e consequentemente suas emoções se dá. Assim as crianças conseguem descobrir seus limites e suas potencialidades.
5) De que forma o professor pode se utilizar de um projeto de cinema na escola?
Resposta: Através de um projeto de cinema o professor pode criar o caminho de interesse para que os seus alunos possam se expressar através da reprodução teatral dos filmes assistidos.
6) Como metodologicamente esse projeto de cinema na escola aliado ao conteúdo do teatro seria desenvolvido?
Resposta: O projeto se dá em duas etapas: na primeira o professor seleciona uma série de filmes, a depender da quantidade da turma e da quantidade de aulas disponíveis, e assiste junto com a turma. O ideal é que sejam filmes condizentes com a faixa etária dos alunos e que tenham temáticas de interesse educativo do professor. Já na segunda etapa, após os alunos assistirem os filmes a turma poderá ser dividida em grupos que irão encenar teatralmente partes ou resumos dos filmes assistidos, decorando as falas, os gestos dos personagens, criando o figurino, os cenários etc.
7) Que recursos o professor precisa ter para desenvolver essa atividade?
Resposta: Inicialmente o docente precisa de uma televisão ou monitor, juntamente com o computador ou aparelho de dvd. A depender da fonte onde os filmes serão encontrados, será necessário conexão com a internet, se o docente ou a escola tiver acesso a serviços de streaming.
8) Como o professor pode avaliar essa atividade de teatro com estudantes?
Resposta: A avaliação será processual e se dará durante todo o projeto, levando como critérios a participação dos alunos, tanto durante a exibição dos filmes, quanto a participação na construção e na encenação das peças.
9) Que outros elementos podem ser trabalhados no projeto de cinema e teatro na escola?
Resposta: A critério do professor, filmes com temas mais específicos podem ser selecionados para exibição, como por exemplo, respeito para com os mais velhos, controle das emoções, entre outros.
10) Como o projeto de cinema e teatro pode se articular com atividades que envolvam a comunidade?
Resposta: O projeto pode ser expandido e as peças resultantes do projeto, após serem encenadas na turma, poderiam ser apresentadas aos pais e familiares dos alunos em um evento especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário